segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vivo

Difícil não é amar e ser amado. Difícil é amar com a mesma intensidade e reciprocidade aquele que te ama. Difícil não é viver no sofrimento. Difícil é convencer a ti mesmo a se conformar com as coisas ruins que acontecem e sempre irão acontecer, a fim de isolar de uma vez por todas o que te faz sofrer. Difícil não é estudar o dia todo. Difícil é ter sede de aprender e ser incapaz até disso, por alguma deficiência física, mental ou mesmo financeira. Difícil não é ser casado com uma mulher feia. Difícil é encontrar uma mulher que, sendo bonita, feia, magra ou gorda, vá te fazer se sentir satisfeito sem precisar olhar pra mulher do vizinho. Difícil não é ter cinco filhos chorando em seu ouvido. Difícil mesmo, é ter o sonho de ter apenas um e não poder... Difícil não é acordar às quatro e meia da manhã pra trabalhar. Difícil é se sentir impotente por não ter condições nem de sair pra tentar colocar comida dentro de casa. Difícil não é julgar os outros. Definitivamente, não. Difícil, de verdade, é estar ali, na vida de cada um, passando pelos mesmos amores e desamores que lhes pertencem. Difícil não é amar as pessoas. Difícil é aceitá-las com seus prós e contras, entendendo que negativos e positivos fragmentos também fazem parte de nós. Difícil não é achar a melhor profissão. Difícil é entender que a perfeição não existe, e que em todo caminho há obstáculos, sejam estes grandes ou pequenos. Difícil não é ter saudade. Difícil é não ter tido oportunidade de aproveitar até a última gota da pessoa que se sente falta. Difícil não é sorrir. Difícil é perceber que o sorriso espanta quaisquer males que possam vir a embaçar teu caminho. Difícil não é chorar. Difícil é ter tantas mágoas, mas tantas, que estas acabam virando teu próprio consolo, e te impedem de derramar uma sequer lágrima. Difícil não é sentir frio no inverno. Difícil é não parar de sentir frio nunca. Difícil não é abrir os olhos pra enxergar os males do mundo. Difícil é manter os olhos abertos, e não ter a capacidade de enxergar nem as cores, nem as pessoas, nem as flores, nem o sol. Difícil não é ouvir insultos e ter que ficar calado. Difícil é querer ouvir qualquer som que seja e não poder, e querer responder até a algum elogio, e as palavras ficarem eternamente presas em sua garganta, sem que você queira. Difícil não é odiar alguém. Difícil é conseguir odiar uma pessoa depois que você a conhece, e percebe que ela também tem uma história pra contar. Difícil não é morrer. Difícil é olhar para trás e ver que ainda tinha tanta coisa a ser feita. Difícil não é viver... Difícil é querer viver. Sem reclamar, sem chorar, sem odiar, sem insultar. Sem medo de morrer. Apenas viver. Viver vivendo, viver sorrindo, viver amando. Viver querendo viver. Viver pensando, no fim: A vida é mesmo tão difícil que não possa ser vivida com avidez por viver mais a cada segundo? A resposta nem é tão difícil quanto parece...

6 comentários:

  1. Difícil é amar com a mesma intensidade e reprocidade aquele que te ama.
    GAROTA, VAI ESCREVER UM LIVRO POR FAVOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!
    QUE COISA LINDAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
    Parabéns minha flor!

    ResponderExcluir
  2. Achei bom. Mas sei que você pode fazer algo melhor :)

    ResponderExcluir
  3. Haha nem aqui você me deixa em paz, garoto! Vai dormir, vai.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alice :)

    Seu primo Wanderley trabalho dentro da mesma empresa que eu e foi ele que me indicou a leitura do seu blog. Acho que ele fez isso pois eu escrevo há um bom tempo e trabalho com estratégia de conteúdo e blogs aqui na empresa.

    Curti MUITO seus textos e te parabenizo, principalmente, pelo texto "Multiplicando Divisores" e "Totalitária". Suas reflexões são bem maneiras. Invista na escrita de um livro... Vai valer a pena :)

    Enfim... Parabéns.
    Conta com minha leitura nos próximos textos.
    Beijos e boa semana ;)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Pablo! Ele não comentou nada comigo sobre a sua leitura nem nada, só pediu o endereço da página, mas fico muito feliz que tenha gostado. Sinta-se à vontade pra ler e comentar em todos os que quiser, elogios e principalmente críticas são sempre bem-vindos. Um beijão, boa semana! Se tiver algo que eu possa fazer pra ajudar sobre os blogs na empresa, me fale.

    ResponderExcluir
  6. Alice,
    Mais uma vez seus dons superam com palavras doces, simples, uma reflexao de nossas proprias vidas e conceitos.
    Sinto saudade de conversarmos e eu ter o privilegio de contar com sua vasta sensibilidade e sabedoria.

    Com amor.

    ResponderExcluir