terça-feira, 22 de junho de 2010

A amizade..

Amizade (a-mi-za-de)
s. f.: Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente: laços de amizade. Amor.

É reconfortante demais olhar pro lado e saber que tem pessoas ao seu redor que te amam, que te admiram, que cuidam de você, que sempre estarão lá pra qualquer momento em que você precisar; essas pessoas, geralmente, são aquelas que chamamos de amigos. Há muitos que falam, principalmente os membros de nossa família por motivos óbvios:" amigo de verdade é só pai e mãe". Não é que eu discorde, até porque meus pais são tudo pra mim. Mas há aqueles amigos que sabemos que também são de verdade, e aprendemos a distinguí-los através de métodos empíricos, pelo menos comigo foi assim. Existem amigos de copo, de night. Aqueles que estão contigo sempre que você precisa... precisa beber, precisa sair, precisa falar besteira, precisa de alguém pra encher a cara até cair. Há os amigos que chamamos de amigos só porque gostamos de estar perto, mas que no fundo você não consegue confiar plenamente. Tem também aqueles que você arranja no primeiro dia do último ano do colégio, e a pessoa vira tua amiga até o fim... até o fim do ano. Daí pra cá, acaba e você nunca mais vê, nem sabe que fim levou a amizade, muito menos a pessoa. E, finalmente, existem os melhores amigos. Aqueles que você conta no dedo. Aqueles que você escolhe pra estarem do seu lado em cada momento... em cada aniversário, em cada sexta-feira, em cada tristeza, em cada alegria. São a eles que recorremos quando precisamos chorar, xingar a namorada do ex, falar mal de todo mundo, quando temos que compartilhar assuntos de família que saturam a nossa mente, quando precisamos encher alguém de orgulho além dos nossos pais com alguma conquista nossa, também quando precisamos beber até cair, sendo que dessa vez precisamos deles pra cuidar da gente, ou também pra ir pra night. Esses, que são os verdadeiros amigos, são para TODAS as horas. TODAS. São aqueles que, não importa quanto tempo passe ou que coisas aconteçam, eles estão lá. São eles que, por mais que você fique sem ver ou até mesmo falar por um ano, quando vocês se encontram, a confiança e a afinidade mostram-se inabaladas. Isso é o que chamo de amizade; um sentimento recíproco de respeito, confiança, amor, e que é incondicionalmente inabalável e irreversível. As pessoas passam, as épocas passam, a escola passa, a faculdade passa... os erros, os acertos, as conquistas... E eles estão lá, com você, firmes e fortes. E não encho minhas mãos contando nos dedos os amigos que posso contar em todas as horas. Mas me orgulho disso porque sei que escolhi bem, cada um deles. Já sofri decepções por errar nas escolhas... Mas estas me ajudaram também a aprender a dar valor àqueles que sempre me respeitaram, e me consideraram sempre, como uma amiga. Eu tenho melhores amigos de várias espécies, por assim dizer. Alguns de infância, outros que da primeira vez que conversei, já soube que poderia contar por muitos e muitos anos. Quando sabemos que essa relação de dedicação é baseada nos sentimentos mais puros e belos que existem, sem maldade, onde a base do relacionamento é a ingenuidade e confiança, podemos rotular uma amizade como eterna. E não dá pra entender, nem explicar com palavras; isso se sente. Por isso, é tão difícil escrever um depoimento pra um amigo muito próximo, uma homenagem, uma descrição sobre ele. O que sentimos é caracterizado por uma sensação tão especial, que é quase impossível encontrar algum tipo de linguagem que pode chegar perto de descrever. Bom... Só tenho a agradecer a cada dia por saber que não estou sozinha; que conquistei pessoas incríveis ao longo do tempo que se mostraram heróis, em todos os momentos que precisei, e os que não precisei também. É a melhor sensação do mundo você perceber que por mais que não estejam ali do ladinho o tempo todo, os corações estão sempre próximos... os ombros estão sempre lá esperando pra você chorar, os colos pra você deitar, os olhares pra você se acalmar, e as mãos, sempre prontas para que você possa segurar. E essas pequenas coisas, queridos amigos, definem pra mim o sentido puro e simples do sentimento mais lindo do mundo, que vocês me proporcionam a cada segundo da minha vida: a amizade. Obrigada, a cada um de vocês, por tudo. =)
Rosane, Gilmar, Helena, Paty, Patrícia, Renata, Matheus, Thainá, Yuri, Yasmin, Pepper, Camila, Sergio, Aninha, Nathália, Anna Paula, Fernanda, Pedro Henrique, Thomás, And, Bárbara, Alexandre, Ana M., Karol, Pedrão, Bruno, Victória.
Vocês são ETERNOS!

3 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAH CARA, CHOREI !
    TE AMO MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO MUITO MUITO MUITO!
    "São aqueles que, não importa quanto tempo passe ou que coisas aconteçam, eles estão lá. São eles que, por mais que você fique sem ver ou até mesmo falar por um ano, quando vocês se encontram, a confiança e a afinidade mostram-se inabaladas. Isso é o que chamo de amizade; um sentimento recíproco de respeito, confiança, amor, e que é incondicionalmente inabalável e irreversível."

    com todas as letras ! o tempo pode passar, tudo pode passar, mas a amizade, o carinho, esse sentimento que faz despertar uma saudade ENORME que chega até a machucar um pouco o estômago, isso tudo fica pra sempre amiga !

    TE AMO MT ! agradeço muito por você confiar em mim o tanto que eu confio em vc. agradeço por vc ter entrado na minha vida, e mesmo com a distancia, nao ter saído dela. agradeço por ter o privilegio de ser sua AMIGA e por todas as coisas boas que vc me proporciona. sério, pra mim foi de cara, vc me ganhou desde a sua primeira frase pra mim, e com o tempo so foi conquistando cada vez mais e mais espaço no meu coraçao !

    to adorando ler seus textos , e eleições que nos aguardem ! ahuhauhuahuahauh

    beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos MINHA ESTRELA (L)

    ResponderExcluir
  2. amiga, só fui ver esse post agora !? COMO ASSIM !?
    eu te amo muito minha princesa, HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir