domingo, 20 de junho de 2010

Na confusão do dia-a-dia..

Às vezes me pergunto porque paro tanto pra pensar nas coisas. Me faz muito mal aprofundar meus pensamentos em alguns assuntos, pelo simples motivo de que na maioria das vezes não encontro as respostas pra todas as perguntas; me incomoda loucamente, parece que pinica lá na alma não ter explicação para certas coisas. Ultimamente isso tem acontecido muito, mas com um assunto que realmente só eu sei entender. Por exemplo, pra tentar me expressar melhor: me pergunto porque às vezes nos desesperamos quando dá 19:00 de um sábado, e ainda não decidimos ir à lugar algum. Bate aquele desespero do tipo '' caraca, sábado á noite e eu vou ficar em casa ''. E aí a gente decide de última hora o que fazer, saímos, gastamos dinheiro, hipoteticamente nos divertimos, e voltamos pro mesmo lugar onde estávamos há 5 horas atrás quebrando a cabeça. Bem, e aí? Depois, não vale mais a pena... As únicas coisas que ainda restam são as lembranças de ontem à noite (isso quando lembramos de alguma coisa), ou as fotos, ou algo assim. Será que valeu a pena gastar tempo e dinheiro? Está cientificamente provado que o ser humando só consegue pensar em dois tempos conjugais: passado e futuro. Ou lembramos de algo que aconteceu, ou no agora estamos pensando no que fazer amanhã, ou se o que estamos fazendo nesse exato momento refletirá em algo no futuro... E é daí que vem esse meu probleminha. Tenho tido dificuldade imensa de viver o presente, e de achar o porquê de fazer tantas coisas. Parece meio sem sentido, e é muito difícil tentar colocar o que sinto em palavras, mas tentei da melhor forma possível... Converso muito com uma pessoa que me aconselha todos os dias, religiosamente, a viver com mais intensidade cada momento. Na teoria, é lindo demais aproveitar cada minuto de nossas vidas. Mas na prática é tão difícil quanto resolver um problema de física com dor de cabeça oriunda de ressaca. Enfim... essa pessoa me diz que é um processo difícil realmente, conseguir se desgarrar de lembranças passadas e preocupações futuras pra conseguir prestar atenção no que estamos a fazer no momento em que estamos fazendo. Eu, agora, por exemplo. Até me encontro concentrada nesse texto, mas já estou pensando no que comer no jantar daqui a pouco, ou se daqui a 2 minutos quando eu tentar postar o texto vai dar erro na página da internet e tudo que aqui estou desabafando vai ser em vão. Essa pessoa, que foi o homem que contribuiu na minha vinda ao mundo, tem uma teoria que é interessante, mas é meio confusa, e por isso não consigo seguí-la. Ele acha que pra conseguir ver o presente, temos que nos separar do nosso corpo e conseguir ver a nossa vida de fora. Tipo, como se pudéssemos deixar a matéria e olhar de cima tudo que está se passando naquele momento, para perceber como é bom tudo que estamos fazendo, e conseguir pensar que daqui a 1 minuto aquilo já não existe mais, que nunca mais aquilo vai se repetir... Seria uma maravilha se todos pudessem fazer isso. Talvez casais parassem de brigar tanto, pais, filhos, irmãos, ah... todo mundo ia pensar duas vezes antes de reclamar de alguma coisa, ou simplesmente não aproveitar um momento que está sendo maravilhoso, por estar com a cabeça a dois dias na frente. É, isso tem me pinicado bastante, todos os dias. Mas fico feliz... de repente pensando nisso, o tempo todo, encontro uma explicação pra tal incômodo. Mas se eu pudesse dar uma dica ao mundo seria: tentem com todas as suas forças viver o presente. Por vocês, pelo mundo, pela alegria de cada um. Quando estamos plenos no nosso agora, podemos viver com mais intensidade cada momento que está por vir, assim como podemos lembrar com um gostinho de felicidade cada minuto bom que vivemos no passado...que já vira passado um segundo após o agora.

3 comentários:

  1. teoria interessante do seu pai amiga. nunca parei pra enxergar sob essa perspectiva. essa incomodaçao, inquietações da alma, sao normais. ainda mais pra nos, que estamos nessa transiçao de adolescência pra fase adulta. vêm as reponsabilidades, pesando cada vez mais, as incertezas do futuro, as mudanças de comportamento e de pensamento, e MUITAS, MUITAS confusões. só não pode deixar a apatia tomar conta de você. eu por exemplo, fiquei com preguiça de tudo. não fazia nada o dia inteiro. mas isso passa amiga. é levantar a cabeça e seguir, levando a vida com calma e devagar, sem muita "afobação". a gente tem uma eternidade pela frente e o que tiver que acontecer, vai sempre acontecer. tá tudo planejado. :)

    ResponderExcluir
  2. Tão maduro quanto os mais recentes! Te amo, gatinha! ;)

    ResponderExcluir